Acessibilidade


Adequação de elevadores existentes


 Conforme legislação vigente(NM 313:2007), o condomínio deve prover, no mínimo, um elevador que atenda todos os pavimentos e que esteja adequado à norma. Para os edifícios com sistema de zoneamento, é necessário adaptar um elevador de cada zona ou adaptar um elevador que atenda a todos os andares. Alinhado com este pensamento, a Art & Design Elevadores desenvolveu soluções para adequar  elevadores existentes de forma rápida e eficaz, trazendo benefícios para usuários com mobilidade reduzidas, e promovendo inclusão social à todos.




Exemplos


*


Painéis,deve contrastar com o piso da cabina e com o pavimento.


Deve-se instalar um corrimão localizado nos painéis laterais e no fundo do elevador.

Nesta imagem,corrimão cor preto contrastando com parede de inox.


Piso,o revestimento do piso da cabina deve ter superfície dura e antiderrapante. As cores do piso da cabina deve ser contrastante com as do piso de pavimento.


 




Corrimão em inox contrastando com o revestimento das paredes também inox, mediante instalação de régua decorativa.


O Corrimão deve ser interrompido junto da botoeira da cabina para não obstruir botões ou comandos.Nesta situação a extremidade deve ser voltada para a parede para minimizar o risco de acidentes .Observando altura de 875 mm do piso,com tolerância  de 25 mm para cima ou para baixo,e espaçamento livre entre a parede do elevador de 40 mm.

 



Tratamento para pisos molhados e escorregadios.

Agrega micro ventosas ao piso, deixando-o antiderrapante mesmo em dias chuvosos.

Não altera as características  e nem a aparência do piso existente.


 


Espelho Laminado de segurança,não permite que em eventual quebra,  as partes se  soltem,ferindo usuários . Deve ser instalado para que permita aos usuários de cadeiras

de rodas observar obstáculos quando  mover-se para trás ao sair do elevador.

 

A Iluminação interna deve fornecer um nível mínimo de 60 lx uniformemente distribuídos ao nível do piso.



 Pavimento, a cor da tonalidade das portas do elevador, devem contrastar com o acabamento  das  paredes circundantes para auxiliar a localização das mesmas.